Emagrece SaudávelAlimentos SaudáveisTudo que devemos saber sobre a batata doce

Tudo que devemos saber sobre a batata doce

Surpreendente

Rosi plano detox
Rosi plano detox

Sucos Detox: Como emagrecer até 4Kg em 5 dias!

Sucos Detox Emagrecer
Sucos Detox Emagrecer

10 sucos detox exterminadores de gordura

Emagrecer sem Segredos
Emagrecer sem Segredos

Guia alimentar para perda de peso definitiva.

Plano Detox
Tudo que devemos saber sobre a batata doce
A batata doce é rica em vitaminas, proteínas e carboidratos por isso é tão utilizada quando o assunto é dieta saudável.

Ter um corpo em forma é o que todos nós procuramos, mas para isso é necessário levar uma vida saudável e se alimentar bem.

Alguns alimentos podem te auxiliar a alcançar esse objectivo e um deles é a famosa batata doce.

Dentre todas as dietas malucas que vemos na internet, sempre está incluída a batata doce, essa que estamos acostumados a comer desde pequenos, mas nem imaginávamos a importância dela na nossa alimentação.


Em muitas famílias é comum as avós prepararem a batata doce, que pode ser feita cozida, frita e assada.

A batata doce também conhecida, em outras localidades, como batata da terra, batata da ilha, jatica e jetica, veio dos Andes e se espalhou pelo mundo. Ela é da mesma família que a batata e o tomate, e pode ser encontrada nas cores amarela, branca e roxa.

Mas não é pela cor que classificamos a espécie da batata doce e sim pelo seu formato, tamanho, cor interna, doçura, precocidade, cor das folhas e até pela coloração das flores.

A raiz tuberculosa é a terceira mais cultivada no nosso país por possuir um plantio mais fácil e acessível. Além disso ela ainda é um alimento completo, pois até suas folhas podem servir como refeição.

Mas não é só para a alimentação que a batata doce serve, no sul do Brasil é comum à sua utilização para ornamentar vasos, jardineiras e jardins, com a sua vasta folhagem.

A Batata doce na sua dieta


A batata doce é rica em vitaminas, por isso é tão utilizada quando o assunto é dieta saudável.

O tubérculo possui ácidos fenólicos, flavonoides e vitamina C, que são óptimos antioxidantes, e são encontrados na sua maioria na batata roxa, amarela e na pele da batata doce.

Ela também contém a vitamina B6, que auxilia na redução do estresse, ajuda os hormônios e ainda aumenta o humor, pois influencia na fabricação de insulina no corpo.

O alimento rico em vitaminas ainda previne o corpo contra a anemia e auxilia na regeneração da pele, pois ajuda na fabricação de colágeno. O potássio, ferro e manganês também podem ser encontrados em abundância na batata doce.

Em uma batata doce (130 gramas) cozida com pele, podemos encontrar: 117 calorias, 2,6 g de proteínas, 26,7 g de carboidratos, 0,2 g de gordura e 4,3 g de fibra.

A batata doce vem ganhando destaque pois é uma fonte de carboidrato saudável, pois não eleva o açúcar do sangue, por conta disso ganhou milhares de adeptos nas academias.

Suas vitaminas e proteínas, ajudam no aumento da massa muscular, fornecendo a energia necessária para o corpo se manter ativo durante o tempo do treino. O auxilio no controle da diabetes também é um benefício do tubérculo, por seu baixo índice glicémico.

Quando ela é ingerida, mantém o estômago cheio por mais tempo, provocando uma sensação de saciedade e assim auxilia nas dietas que visam a perda de peso. E como ainda é rica em fibra, ajuda no funcionamento correto do fluxo intestinal.

Mas para consumir a batata doce em sua forma mais saudável, é necessário cozinhar o tubérculo com a casca e evitar utilizar óleo no preparo.


Existem muitas formas e receitas que facilitam o consumo do fruto benéfico. Comumente ela é feita em uma fogueira ou churrasqueira, em meia brasa.
Outra forma muito saborosa é o puré feito com a batata e que misturado com farinha e ovo pode virar um delicioso prato.

Existe também um ‘tira gosto’ saudável que pode ser feito com a batata fatiada bem fina e assada no forno, os chips de batata são muito saborosos e podem substituir os gordurosos salgadinhos.

O pão de queijo da maromba, também é uma boa opção para quem não gosta muito do sabor da batata. Nele, além do polvilho entra a batata doce cozida, o parmesão é substituído pela ricota e o famoso whey protein entra para dar liga na massa.

Ela ainda pode entrar como ingrediente em bolos, pães, massas, sopas e até receitas doces. Ela pode ser adicionada no brigadeiro fit, para dar liga na massa feita com leite de amêndoa.

Então deixe o seu preconceito de lado e acrescente a batata doce em suas receitas, pois além de deixá-las mais saborosas, o fruto vai beneficiar a sua saúde e qualidade de vida.


A batata doce sozinha não faz milagres, então para obter o resultado desejado é importante combinar uma alimentação saudável aos exercícios físicos. Não esqueça de consumir muita água e não consumir o fruto em excesso.

Mas é importante salientar que antes do início de qualquer dieta, você deve procurar o auxílio de um médico ou nutricionista. Além disso dietas não são recomendadas pelos profissionais dá saúde, o melhor a se fazer é adquirir novos hábitos alimentares com uma reeducação alimentar.

Se gostou deste artigo, compartilhe com os seu amigos.

Comentários

© 2016 - Emagrece Saudável - Dietas e Dicas de Saúde! |