Emagrece SaudávelDietasPeríodo Fértil para engravidar

Período Fértil para engravidar

Surpreendente

Rosi plano detox
Rosi plano detox

Sucos Detox: Como emagrecer até 4Kg em 5 dias!

Sucos Detox Emagrecer
Sucos Detox Emagrecer

10 sucos detox exterminadores de gordura

Emagrecer sem Segredos
Emagrecer sem Segredos

Guia alimentar para perda de peso definitiva.

Plano Detox
Período Fértil para engravidar
Uma coisa é sempre comentada em diversos aspectos relacionados com a saúde da mulher, o período fértil, que interfere de diversas formas no organismo feminino, e não só, no melhor período do mês para se tentar uma gravidez.

Mas tenha calma, praticamente todos os aspectos relacionados ao tão comentado período devem ser tidos como naturais e suportáveis, e quando fogem um pouco mais da normalidade, ou interferem de uma maneira negativa na rotina feminina, podem ser controlados com o auxílio de um médico ginecologista.

Como funciona?


Primeiro é preciso entender como o período fértil funciona no organismo da mulher. Diferente dos homens, que sempre produzem espermatozóides e estão prontos para procriar a qualquer momento da vida, as mulheres possuem uma contagem limitada dos seus óvulos, que são libertados apenas uma vez por mês num breve período da sua vida, tornando cada ovulação algo precioso na vida de uma mulher que planeia engravidar.

Geralmente o período fértil de uma mulher ocorre de 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação da mesma, e dura por aproximadamente 6 dias, em um ciclo que vai desde a primeira menstruação da mulher, ainda na puberdade, e durante todos os meses até a menopausa, quando a mulher para de menstruar, já que os seus óvulos chegaram ao fim.

Muitas mulheres monitorizam esse período com a intenção mais óbvia possível, saber quando as suas chances de engravidar se tornam maiores. Infelizmente, algumas mulheres também utilizam a contagem desse período, de maneira inadvertida e insegura, como um método contraceptivo, o que não é recomendado, já que a mulher também pode engravidar fora do período, incluindo nos dias que ela estiver menstruada.

Mas claro além da simples contagem dos dias, existem alguns sintomas que podem indicar que a mulher está ovulando e portanto está no seu período fértil, já que não se trata de algo tão simples quanto no organismo masculino, e envolvem uma generosa descarga de hormônios no corpo da mulher.

Quais os Sintomas?

1º - Aumento da secreção vaginal - Uma secreção clara e translúcida, semelhante a clara de ovo. Esse aumento indica o libertação do hormônio estradiol, que produz mais secreção que o habitual, que tem a finalidade de servir como um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozóides no canal vaginal, chegando uma maior quantidade de espermatozóides de uma maneira mais rápida e fácil.
E claro, por se tratar de uma liberação hormonal fora da normalidade dos outros dias, algumas mulheres podem apresentar um aumento da acne e espinhas, isso não só na adolescência, já que a pele da mulher fica com a pele um pouco mais oleosa neste período.
2º Descarga hormonal -  Implica no aumento da libido e do apetite sexual, uma vez que a mulher tende a se achar mais confiante, atraente e disposta para o sexo.
3º Fisicamente - A mulher ainda pode notar um leve aumento da temperatura corporal, mas nada muito perceptível ou que possa ser notado de maneira fácil, causada pelo aumento na produção de um hormônio chamado progesterona, responsável pelo aumento da temperatura do corpo da mulher em cerca de 0,3 a 0,8ºC, geralmente notado ao se levantar ou ao deitar-se para dormir.

E por fim algumas mulheres podem sofrer com cólicas que aparecem e desaparecem rapidamente. O surgimento desta dor no baixo ventre é tido como o maior indicador do período fértil da mulher.

A libertação dos óvulos e o aumento de vários hormônios no corpo da mulher também podem ocorrer de uma maneira desordenada, de uma forma diferente da normalidade esperada e por isso pode influenciar a sua vida em diversos aspectos de maneira negativa, como: 

- cólicas insuportáveis,
- ciclos menstruais desregulados,
- dificuldade para controlar o peso e até mesmo algumas dificuldades relacionadas a controles emocionais.

Felizmente esses aspectos podem ser tratados por um médico ginecologista, na maioria das vezes de maneira fácil, que geralmente inicia o tratamento com pílulas anticoncepcionais, para regularizar a libertação do óvulo e os níveis hormonais produzidos pela mulher durante o seu período fértil.

Claro que por vezes os níveis de hormônios são tão elevados, ou o corpo da mulher apresenta algum outro tipo de problema realizando a sua produção de óvulos que devem ser controlados com algum outro tipo de terapia, que vão desde a terapia de reposição hormonal até intervenções cirúrgicas por algum tipo de problema físico.

A libertação de hormônios durante o período fértil pode ser um grande problema para as mulheres controlarem o peso e manterem a forma física, já que além do aumento do apetite algumas mulheres podem reter mais líquidos durante esta fase do mês, o que implica em uma maior dificuldade para perder peso, sem que tenha alguma mudança significativa na alimentação.

Comentários

© 2016 - Emagrece Saudável - Dietas e Dicas de Saúde! |