Emagrece SaudávelDietasDieta sem glúten

Dieta sem glúten

Surpreendente

Rosi plano detox
Rosi plano detox

Sucos Detox: Como emagrecer até 4Kg em 5 dias!

Sucos Detox Emagrecer
Sucos Detox Emagrecer

10 sucos detox exterminadores de gordura

Emagrecer sem Segredos
Emagrecer sem Segredos

Guia alimentar para perda de peso definitiva.

Plano Detox
Dieta sem glúten
Algo que tem tomado conta das salas dos nutricionistas são as perguntas por uma dieta sem glúten, que vem ganhando a fama de um emagrecimento rápido. Mas o que é glúten?

O glúten é uma proteína encontrada nos cereais como trigo, centeio e cevada. Logo, alimentos que podem ser feitos com trigo, cevada ou centeio como bolachas, bolos, biscoitos, pães, torradas, cervejas, whisky e qualquer massa que leve farinha de trigo, como a massa de pizza e o macarrão, possuem glúten em sua formula.

Mas porque a dieta sem glúten ganhou tanta fama?


Existe um grupo de pessoas que simplesmente é intolerante ao glúten e não consegue digerir essa proteína, ficando com diarreias, dor e inchaço abdominal quando come essa proteína, como é o caso de quem tem doença Celíaca ou sensibilidade ao glúten.

Mas a dieta sem glúten não é utilizada apenas por um doente celíaco, ela também é utilizada para o emagrecimento, já que são eliminados da alimentação diversos tipos de alimentos com um alto valor calórico, como pão, bolachas ou bolos e etc., facilitando a perda de peso. Além disso, a retirada do glúten pode contribuir para a diminuição dos gases e do inchaço na barriga de algumas pessoas mais sensíveis a essa proteína.

Uma dieta sem glúten é uma alimentação simples, pois são eliminados diversos alimentos que são comumente consumidos no dia a dia. Confira um exemplo de uma dieta sem glúten:

Café da manhã - pão sem glúten com manteiga e leite ou tapioca.

Almoço - arroz com filé de frango grelhado e salada de alface, tomate e repolho roxo, temperada com azeite e vinagre. Para sobremesa melancia.

Lanche - vitamina de morango com amêndoas.

Jantar - batata cozida com pescada e brócolis cozidos, temperados com vinagre e suco de limão. Maçã para sobremesa.

O principal grupo de alimentos que podem ser adicionados a dieta são frutas, vegetais, arroz e seus derivados, milho e seus derivados, fécula de batata, carnes, peixes, açúcar, chocolate, cacau, gelatinas, sorvetes, sal, óleos, azeite e margarinas.

É comum acharmos nas gôndolas alimentos com o rótulo de livre de glúten, mas isso não significa que aquele alimento deve ser consumido visando o emagrecimento, já que no processo de fabricação de alguns alimentos, o glúten é substituído por outra substância que faça esse se alimento se torne palatável, então esses alimentos são carregados de gordura e açúcar. Por exemplo, um biscoito comum possui cerca de 70 calorias, já o mesmo biscoito, sem glúten, pode chegar a 210 calorias, não sendo recomendado para quem busca a dieta como uma maneira de perder peso.

Mas só cerca de 1% da população tem a chamada doença celíaca, ou seja, a intolerância ao glúten, e precisam de uma dieta sem glúten, como uma condição médica.

Comentários

© 2016 - Emagrece Saudável - Dietas e Dicas de Saúde! |