Emagrece SaudávelDietasDieta Dukan | Descubra porque é tão famosa

Dieta Dukan | Descubra porque é tão famosa

Surpreendente

Rosi plano detox
Rosi plano detox

Sucos Detox: Como emagrecer até 4Kg em 5 dias!

Sucos Detox Emagrecer
Sucos Detox Emagrecer

10 sucos detox exterminadores de gordura

Emagrecer sem Segredos
Emagrecer sem Segredos

Guia alimentar para perda de peso definitiva.

Plano Detox
Dieta Dukan | Descubra porque é tão famosa
Mesmo que você seja alheio ao mundo das dietas e não tenha interesse algum no assunto, você já deve ter ouvido falar da dieta Dukan, isso porque ela não ficou somente nas áreas relacionadas, se tornando a primeira dieta de proporções multimídias. Vemos diversos produtos relacionados a dieta Dukan, desde alimentos até livros, sem falar nos diversos meios relacionados a saúde e bem estar, como sites, programas de televisão e academias.

Mas do que se trata a tão falada e famosa dieta Dukan?

A dieta foi criada pelo médico nutricionista Pierre Dukan, e tem como base algo diferente da pirâmide nutricional tradicional, propondo fundamentalmente na ingestão de alimentos proteicos, como carne e peixe.

Depois de 20 anos de pesquisa, em 2000, Pierre Dukan publicou um livro com as suas descobertas, intitulado de "Eu Não Consigo Emagrecer" (Je ne sais pas maigrir), que se tornou um best-seller na França, chegando ao Reino Unido, onde Carole Middleton, mãe da Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge, revelou que a sua filha aderiu a dieta antes do seu casamento com o príncipe William, Duque de Cambridge.

Bastou essa publicidade para a dieta Dukan ganhar fama mundialmente, e ser falada em todos os lugares onde o casamento real fosse comentado. Mas por fim, no que consiste a dieta Dukan?

Depois do sucesso do livro de Pierre Dukan, diversas publicações tentam explicar de uma maneira didática a dieta que é dividida basicamente em 4 partes, que são:

1º Fase de ataque

É tida como uma das etapas mais complicadas da dieta, ainda assim há quem diga que os resultados são óptimos, já que você pode perder até 5 kg em apenas 7 dias. Nesta etapa você deve ser alimentar de um grupo composto por 66 alimentos ricos em proteínas, que podem ser consumidos à vontade.

2º Fase cruzeiro

Depois da primeira semana, você deve acrescentar 34 legumes e verduras a dieta, junto com as 66 proteínas da fase anterior, e ainda deve adicionar a eles 100 alimentos permitidos pela dieta. Nesta fase o emagrecimento se torna mais lento, na maioria dos casos não passando de 1 kg por semana. Apesar de parecer pouco, pense que o processo de perda de peso continua, com uma média de 4 kg por mês.

3º Fase de Consolidação


Passado todas as dificuldades da dieta chega a hora da reeducação alimentar, onde são acrescentados aos 100 alimentos da fase anterior pães integrais, frutas, queijos, carbo-hidratos e uma refeição de gala. Nesta etapa o processo de emagrecimento é ainda mais lento, chegando em média a 1 kg a cada 10 dias.

4º Fase de estabilização 


Por fim deve-se voltar a alimentação de forma livre, onde a maioria das pessoas já aprenderam a se alimentar da maneira correta e não devem repetir os erros de antes. Ainda assim algumas regras devem ser seguidas. São elas:

Toda quinta-feira deve ser dedicada ao consumo de proteínas; 3 colheres de sopa de farelo de aveia devem ser consumidos todos os dias;

O sedentarismo deve ser abandonado com pelo menos 20 minutos de caminhada por dia.Claro que a dieta Dukan é cercada de críticas e polêmicas, em março de 2012, a Ordem dos Médicos Franceses afirmou que Pierre Dukan havia violado o código de prática médica da organização praticando a medicina como um negócio, negligenciado a saúde de seus pacientes, em prol de um método arriscado que visa apenas o seu enriquecimento.

Sem nenhuma espécie de estudo regulamentado, o nutricionista abdicou de se defender das acusações e de exercer a função de médico, passando apenas a promover a sua dieta comercialmente.

Por fim, em 2014 Pierre Dukan foi formalmente expulso da Ordem dos Médicos Franceses, não podendo mais fazer o uso da profissão. Mesmo que a votação tenha sido unânime na câmara disciplinar, na prática não apresentou nenhum efeito, já que o médico havia se aposentado dois anos antes.

A dieta Dukan é notoriamente um grande sucesso comercial, com os livros de Pierre Dukan, nos quais fala do seu método para emagrecer, sendo traduzidos para 26 línguas e com o número de vendas na casa dos 21 milhões em 56 países.

Além de produtos licenciados para integrar a dieta, quando questionado sobre toda a polémica gerada com a dieta Dukan, Pierre Dukan aponta que se trata simplesmente de uma “concorrência económica”, e aponta o motivo de ser tão criticado: “O problema é que o meu livro custa 10 euros e funciona.

Estou esvaziando os consultórios de muitos nutricionistas...” Assim como as demais dietas famosas, a dieta Dukan pode realmente funcionar, com diversos depoimentos e casos de sucesso, mas a verdade é que vai depender muito mais das dificuldades em se alimentar do que da dieta que é seguida.

Em todo caso ainda existem nutricionistas que são a favor e contra a dieta Dukan, então não existe um consenso geral sobre o caso.

Comentários

© 2016 - Emagrece Saudável - Dietas e Dicas de Saúde! |